Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Visto da Janela

Um olhar sobre o mundo - o mais próximo e aquele mais distante. De quando em vez, ou sempre que haja um minuto para uma nota, breve, ou mais prolongada. Para aqueles que estejam dispostos a ler-me...

Douro Generation – um projeto pela preservação, valorização e promoção do Douro

por vistodajanela, em 16.11.14

Pois seja! Se o diretor de o “Geração d´Ouro” considera que, apesar de uns anitos, ainda me enquadro no espírito que presidiu à iniciativa desta novel equipa de comunicação que ousou criar e dar corpo a este semanário, aceito o desafio. E aqui trarei as notas Do Meu Bloco, conforme as for registando e as considere atuais e oportunas para os leitores que tiverem a paciência de as ler e, porventura, as contradizer. Porque polemizar, também pode ser um bom serviço à opinião pública, a que se vai fazendo, por aqui, ou por ali – num jornal, numa rádio, à mesa do café. Porque é importante dar voz a uma região que, ao que parece, cada vez mais tem menos voz. Porque é importante analisar o nosso mundo, este nosso, aqui, que nos envolve, com objetividade, frieza quanto baste, sempre de forma construtiva, dando o salto para o global, naturalmente, na convicção, aliás, da justeza das palavras de Miguel Torga quando afirma que «o universal é o local sem paredes». Aqui, como noutras circunstâncias, as notas serão minhas. Independente é aquele que sabe pensar por si próprio e é capaz de expor o seu ponto de vista, fundamentando-o, mas aberto ao contraditório. Assim será.

 

E coincidência. Na semana passada, embora já exista em projeto há uns anos,

 deu-se expressão organizativa a uma associação que foi registada há uns meses atrás com o nome “Douro Generation – Associação de Desenvolvimento”(DG-AdD). Estamos nessa iniciativa. Com o objetivo de “fomentar a cooperação entre povos, regiões e nações, através da conceção, execução e apoio a programas e projetos que fomentem a preservação, valorização e promoção da riqueza histórica, cultural, ambiental e socioeconómica das regiões”. Já notámos, porventura, mas nunca será demais colocarmos a nós próprios esta questão: como e até que ponto a integração do Alto Douro Vinhateiro na lista da UNESCO dos Patrimónios da Humanidade na tipologia de paisagem cultural evolutiva e viva, desde 2001, tem contribuído para o desenvolvimento da região, o mesmo será dizer, das pessoas de cá ou que cá vivem? Até que ponto, o recurso turístico que as Aldeias Vinhateiras podem ser, que já começavam a ser, está a contribuir para a melhoria da oferta turística do Douro e como se reflete na vida dos seus habitantes? Pois estas questões são fundamentais e necessitam de respostas. A DG-AdD está empenhada em as encontrar, em parceria, em colaboração, em cooperação. Desde logo, por cá. Mas também, em rede com outras regiões classificadas Património da Humanidade, quer porque são, como o Douro, regiões vinhateiras, quer porque se distinguem pela riqueza ambiental, ou porque evidenciam, de forma clara e mutuamente enriquecedora, expressões da cultura portuguesa.

            Designámos esse projeto por “Worlg Generation”, pois tem subjacente um conceito de cooperação, partilha e transmissão de conhecimentos entre gerações e povos. Pretende-se que possa vir a ser integrado em projetos da UNESCO, como o World Heritage Volunteers e World Heritage Education. Reforça-se, assim, a cooperação intergeracional e valoriza-se o papel da educação. Também nós podemos dizer, “é pela cultura que vamos”, pois, como refere Bernard Kayser, «qualquer que seja a forma como se apresenta, a cultura, porque contribui para a valorização das potencialidades colectivas e individuais, porque favorece a plena realização das personalidades, é o melhor e o mais eficaz dos vectores do desenvolvimento».