Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Visto da Janela

Um olhar sobre o mundo - o mais próximo e aquele mais distante. De quando em vez, ou sempre que haja um minuto para uma nota, breve, ou mais prolongada. Para aqueles que estejam dispostos a ler-me...

No Dia da Mulher, uma referência A Dona Antónia

por vistodajanela, em 08.03.23

D. Antónia.jpg

Nos tempos em que os bagos de uva não se podiam perder, os pais, aquando das vindimas no Douro, diziam aos filhos que a Ferreirinha (diminutivo por que é conhecida na região do Douro a Dona Antónia Adelaide Ferreira), fez 60 pipas de vinho só com bagos de uva(!).

Pois hoje apeteceu-me deixar aqui a minha homenagem às mulheres, lembrando a grande empresária do Douro no século XIX.

Retirei a seguinte passagem do site da Quinta do Vale Meão. Sei que o Dr Francisco Olazabal não vai levar a mal.

«Graças a uma combinação – rara para uma senhora dessa época – de visão, coragem, independência de espírito e empreendedorismo, desenvolveu de forma espectacular a empresa familiar, tornando-se na maior proprietária do Douro e dona de uma das maiores fortunas do país. 

Passou a maior parte da sua vida no Douro, levando uma vida simples e austera, dedicando uma boa parte da suas energias e recursos  na melhoria das condições de vida dos seus conterrâneos. Em 1855, quando o Douro foi assolado por um epidemia de cólera, escreveu:  “cada um na sua terra deve fazer tudo o que seja para bem da humanidade”